6 DICAS DE DECORAÇÃO PARA APARTAMENTOS PEQUENOS

0 57

Um apartamento pequeno pode sim, ser um grande lar, desde que você saiba aproveitar todo o espaço que você têm. Às vezes não valorizamos e nos perdemos entre acúmulos desnecessários que viram bagunça e não decoram nem auxiliam o ambiente. A sensação de aperto se dá justamente pela má circulação de coisas e pessoas naquele pequeno espaço. Veja o que pode ser feito para respirar melhor e amplificar seu espaço, conferindo a sensação de viver em maior plenitude com o que você tem:  

1- Espelhos, sensação de amplitude

Espelhos ajudam a comunicar suavidade e leveza para pequenos espaços. Trazem amplitude, além da sensação de aconchego, principalmente para quando você vai receber visitas. Objetos próximos ao espelho, bem posicionados, ajudam a fazer esse jogo da amplitude sem poluir visualmente o local. Um bom posicionamento de focos de luz, por exemplo, pode duplicar a luminosidade ambiente graças ao espelho. Mantenhas as superfícies sempre limpas e observe o reflexo, evite poluir o ambiente com excesso de objetos, o minimalismo é um aliado ao espelho sensação de amplitude em pequenos espaços.

2- Abuse dos nichos naturais e crie outros

Observe se seu apartamento tem trechos marcados por colunas, como vão de escadas ou a coluna central de concreto cortando alguma parede, uma viga horizontal rente ao muro ou algum trecho destacado por colunas. Aproveite esses viés da construção a seu favor. O vão de uma escada pode virar uma adega ou armário embutido, um nicho de colunas pode ser um espaço planejado para prateleiras ou até mesmo um compartimento secreto, um cofre na parede ou um armário embutido.

3- Móveis multifuncionais duplicam pequenos espaços

Varais dobráveis, mesa que duplica, tábua de passar roupa embutida, Cama embutida que vira estante. Se tiver acesso a novas opções de móveis multifuncionais, veja o que pode encaixar bem no seu espaço, aproveitando o máximo. Se possível, disponha de bicamas, beliches e sofás-cama  em lugares pontuais pela casa, como opções de aconchego em caso de receber visitas . É possível oferecer a sensação de conforto mesmo tendo pouco espaço para oferecer.

4- Cores claras e luz natural preenchem o ambiente

Posicione os móveis de modo a aproveitar o máximo a luz natural possível. Se tem plantas, veja se são de sombra ou onde pode colocá-las em sua decoração. Não precisa ser escravo da tinta branca de parede, há opções claras igualmente bonitas, tons pastéis, areia, gelo, azul claro ou tons rosados bem suaves. Um tom salmão claro, amarelo suave ou pêssego, por exemplo, pode dar a sensação de amanhecer, como se o sol estivesse batendo o dia inteiro no apartamento. Ainda assim, se preferir manter o branco como sua cor principal vai perceber que o apartamento se mantém mais iluminado naturalmente durante o dia, conferindo a sensação de plenitude com o ambiente.

5- Minimalismo e muito espaço

O minimalismo é um princípio que está em voga e é muito usado em pequenos espaços, principalmente no Japão, onde imperam apartamentos pequenos pelo contingente populacional. Menos é mais, observe os objetos que tem em casa e defina o quanto precisa dele. Bibelôs, bagunça acumulada, objetos guardados que não se usam, pense em cada metro quadrado que está perdendo para manter aquilo naquele espaço. Livre-se do que é desnecessário e desfrute de maior liberdade e espaço em sua própria casa.

6- Destaque para o essencial, que esteja à mão

Um apartamento pequeno e bem organizado é um grande aliado em seu dia a dia. Defina o lugar de todas as coisas essenciais e vai ter sempre a sensação de vida sem bagunça. Pode fazer isso sem perder o charme das coisas. Uma parede branca com um porta-chaves colorido em mosaico, um cabide de chapéus vermelho na entrada da casa, para jogar um casaco quando se chega da rua, uma sapateira charmosa, já com pantufas posicionadas pra você lembrar de tirar os sapatos assim que chegar, são alguns objetos coringa que te ajudam a manter o equilíbrio entre a ordem das coisas e o aconchego com a sensação de bem estar.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.