Alergias respiratórias: 7 dicas de prevenção
Depende do tipo da doença, mas geralmente não. Existem maneiras de amenizar os sintomas, dependendo do grau da doença que se foi acometido. O recomendado é buscar orientação médica antes de realizar qualquer tratamento.
A asma possui 4 graus e quanto menor o grau, mais fácil o tratamento. É possível ainda utilizar a bombinha (recipiente pressurizado para aplicação de medicamento broncodilatador, mediante prescrição médica) para melhorar a situação, com o objetivo de devolver um pouco da capacidade pulmonar que foi afetada.

No caso da asma no grau 1, o afetado pela doença possui sintomas de caráter leve e ocorrem eventualmente, sem muita frequência, como durante o inverno ou em dias de mudanças drásticas de temperatura.
Na rinite e sinusite, é mais difícil reduzir ou evitar os sintomas, pois são gerados por fatores ambientais pelos quais não se pode ter controle.
A bronquite crônica também possui 4 graus, e quanto maior é o grau, mais difícil é o tratamento da doença. No grau 1, o fluxo pulmonar é obstruído menos de 50%, também acompanhado de tosse crônica.
No último grau, a dificuldade para respirar é mais comum e até mesmo a realização de tarefas do dia a dia fica comprometida.
Como tratar alergias respiratórias?
Não existe um tratamento específico ou que possua eficácia comprovada contra as doenças respiratórias. Pode-se usar medicamentos, mediante prescrição médica, que amenizam os sintomas.
A realização de atividades físicas, como yoga e natação, podem ajudar, mediante orientação profissional. A internação médica é o último estágio para quem possui sua saúde debilitada pelas doenças.
7 Dicas para prevenir alergias respiratórias
Confira algumas dicas para evitar que você passe por situações mais delicadas, prevenindo problemas decorrentes de alergias respiratórias:
- Não respire pela boca, tente sempre respirar pelo nariz;
- Remova seguidamente a poeira de seus móveis;
- Ao limpar sua casa, utilize o aspirador de pó;
- Evite ambientes fechados;
- Evite fumar ou estar com pessoas fumantes;
- Fique longe de plantas que dispersam muito pólen no ambiente;
- Utilize perfume ou outros produtos com cheiro mais suave.