7 alimentos que melhoram a concentração

0 245

Se você está passando por momentos onde é difícil manter o foco nas tarefas diárias, se distraindo e não conseguindo cumprir seus comprar, saiba que há alimentos que melhoram a concentração e te ajudarão a vencer este problema.

Não conseguir se concentrar por muito tempo pode ser uma série de problemas emocionais e cognitivos. De depressão à estresse, passando por déficit de atenção, síndrome se burnout, entre outra doenças que precisam ser avaliadas por um médico neurologista.

O que podemos adiantar é que através da alimentação você consegue retardar o envelhecimento do cérebro e assim melhorar a concentração. Para isso, devemos consumir em maior quantidade alimentos ricos em antioxidantes.

Quais alimentos que  melhoram a concentração

Peixe

Os peixes com alta concentração de ômega 3 são salmão, atum e cavala. O ômega 3 é um óleo natural não produzido no corpo humano, mas muito importante para o sistema nervoso central. Fazendo a suplementação desse elemento, é possível retardar o envelhecimento do cérebro e assim recuperar a atenção.

Abacate

Esta fruta também é rica em óleos, porém óleos vegetais com muitos ácidos graxos que ajudam o cérebro a ficar mais jovem e saudável. Isso acontece porque os elementos químicos desses óleos melhoram a comunicação entre os neurônios além de melhorar a circulação sanguínea da região.

Cereais Integrais

Ricos em L-Triptofano, cereais, pães e biscoitos integrais se tornam alimentos que melhoram a concentração por ajudar o cérebro a produzir serotonina. Esse neurotransmissor é responsável pela sensação de bem-estar e por ajudar o sono.

Com mais serotonina, você consegue reduzir os níveis de estresse, dorme melhor e assim consegue controlar o problema de falta de concentração que tanto tem te atrapalhado.

Nozes e Castanhas

As oleaginosas (nozes, castanhas, amêndoas e amendoim) são alimentos que melhoram a concentração e devem fazer parte do seu dia a dia, pois são alimentos ricos em antioxidantes que ajudam o seu cérebro a trabalhar melhor.

Assim como os peixes, as oleaginosas são ricas em ômega 3 e ácidos graxos importantes para o bom funcionamento cerebral. Esses produtos se tornam aliados na suplementação de ômega 3 para vegetarianos e pessoas com restrições a peixes.

Macarrão

Um prato de macarrão pode te ajudar a vencer a falta de concentração, sabia? Isso acontece por conta do carboidrato que se transforma em glicose, dando ao cérebro uma atividade cognitiva melhor.

Um prato pequeno de macarrão diariamente é suficiente para recuperar a glicose do cérebro. Evite consumir muito deste alimento, complete a refeição com verduras e legumes para suprir as demais necessidades do seu organismo.

Banana

A banana é rica em potássio, magnésio e vitamina C e vitamina B6. Esses elementos melhoram a atividade cerebral e isso faz com que esta fruta tão  popular seja um dos alimentos que melhoram a concentração.

Consumindo bananas com mais frequência,  você aumenta os níveis dos neurotransmissores dopamina, norepinefrina e serotonina que estão relacionados à concentração.

Iogurte

Além de oferecer proteína e cálcio, este laticínio também é rico em tirosina, um aminoácido que ajuda na produção de neurotransmissores que fazem o cérebro funcionar melhor. Melhorando assim os níveis de atenção que você tanto precisa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.