Atenção: mitos e verdades sobre saúde bucal

0

Nós sempre ouvimos diversas informações e dicas sobre variados assuntos e com a saúde bucal não é diferente, afinal, quem é que não gosta de um sorriso bonito?

Seja pensando na higiene ou na estética, é muito importante analisar com cuidado e saber se, de fato, aquilo é verdade para colocar ou não em prática.

E para te ajudar a ficar mais atento e informado, separamos alguns mitos e verdades relacionados a saúde bucal, confira a seguir:

A troca de escova deve ser frequente?

Verdade. Você deve mudar de escova de dente de 3 em 3 meses ou quando ela já estiver desgastada. Isso deve acontecer, pois a escova começa a acumular bactérias, fazendo o item perder a sua função.

Quando isso acontece, geralmente é preciso um aumento da força durante a escovação,  o que pode acabar prejudicando a dentição.

Outro ponto importante é que, depois de um resfriado ou crise de garganta, também é recomendado trocar de escova para evitar reinfecção.

A escovação deve ser feita logo após o término das refeições?

Mito. A escovação deve ser feita 30 minutos após a refeição e não assim que acabamos de comer. 

Todo mundo já sabe que precisamos escovar os dentes sempre depois de comer para evitar que resíduos alimentares fiquem na nossa boca e as bactérias acabem se proliferando. Mas por qual motivo devemos esperar 30 minutos?

A recomendação deve ser seguida para que a saliva possa agir e neutralizar e equilibrar o pH bucal.

O dente do siso sempre deve ser extraído?

Mito. Normalmente, não existe espaço o suficiente na arcada dentária para o dente do siso, então, quando ele começa a nascer, acaba ficando fora de posição e empurra os outros dentes. Isso pode provocar uma inflamação dos tecidos ao redor causando dor e inchaço.

Nesses casos, é preciso consultar um dentista especialista para fazer uma avaliação e pedir exames para a retirada do siso. Mas, quando ele está posicionado corretamente não há necessidade de extração, o que acontece na minoria dos casos.

Uma boa escovação precisa ser demorada?

Verdade. Uma boa escovação demora cerca de 10 minutos. 

Muitas pessoas escovam os dentes diversas vezes ao dia mas demoram menos que 5 minutos durante a escovação, sendo que o certo é escovar, pelo menos, 3 vezes mas a quantidade de tempo necessária. 

Qualidade é mais importante do que quantidade!

Dentes sensíveis se fortalecem como flúor?

Verdade. Além de ser responsável pela manutenção de uma boca saudável, o flúor fortalece o esmalte dos dentes, o que ajuda a evitar ou acabar com alguns problemas orais.

Mesmo assim, existem outras formas capazes de acabar com os dentes sensíveis, como por exemplo o uso de laser, técnica eficaz e indolor.

Escova dura limpa melhor?

Mito. A escova deve ser sempre macia ou ultramacia, mas nunca dura. Usar força durante a escovação também pode ser prejudicial desgastando o esmalte e causando retrações gengivais, por isso, na escovação você deve sempre massagear a gengiva.

Café, chá e vinho escurecem os dentes?

Verdade. O consumo excessivo dessas bebidas e de alimentos com corantes faz com que os dentes escureçam por conta da penetração da substância no esmalte dentário.

Cigarro prejudica a saúde bucal?

Verdade. O cigarro contém diversas substâncias tóxicas que fazem mal a todo o nosso organismo. Falando sobre saúde bucal ele pode causar diversos problemas como mau hálito, gengivite, doença periodontal, dentes pigmentados e até câncer bucal.

Clareamento dental sensibiliza os dentes

Verdade. Antes de fazer o clareamento dental é indicado passar em uma avaliação com um dentista. O procedimento pode causar um pouco de sensibilidade durante o tratamento dentário, mas se isso acontecer, basta você informar o profissional que ele irá te ajudar.

A perda dos dentes acontece por conta do envelhecimento?

Mito. A perda dentária é consequência da má higienização, cáries, traumas, doenças gengivais não tratadas e composição genética. Com a prevenção, o tratamento adequado com o acompanhamento de de um dentista é possível alcançar a  terceira idade com todos os dentes.

Manter a saúde bucal é caro?

Mito. A prevenção e o acompanhamento são as melhores formas de manter a saúde bucal. Muitas gente deixa isso de lado e após um tempo acaba tendo problemas bucais e o resultado disso é ter que gastar com tratamentos caros.

Um convênio odontológico é o melhor investimento para evitar que isso aconteça, assim você vai periodicamente ao dentista, garante atendimento de qualidade e paga menos por isso e pelos procedimentos simples como a limpeza, remoção de tártaro, por exemplo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.