Aulas de exercício físico online podem ser tendência mesmo depois da pandemia!

0

O período de isolamento social e o encerramento momentâneo das atividades fez com que as pessoas parassem de frequentar as academias para evitar o contágio do novo coronavírus. 

No entanto, uma alternativa que salvou a vida fitness de muitas pessoas foram as aulas online (gravadas e online). Considerando o seu sucesso, confira porque as aulas de exercício físico online podem ser tendência mesmo depois da pandemia!

Por que as aulas online se tornaram um sucesso?

Mesmo com o encerramento das atividades presenciais, as pessoas não deixaram de lado a prática de exercícios físicos. Isso porque, além de manter a boa forma e a saúde em dia, foi comprovado que a hospitalização por covid 19 é menor entre as pessoas ativas.

Esse novo jeito de praticar exercícios físicos fez tanto sucesso, que durante o isolamento sem as medidas de flexibilização, a quantidade de downloads dos aplicativos fitness cresceu cerca de 226% somente no Brasil.

garota fitness notebook
Fonte: Freepik

Além da vantagem de se exercitar a qualquer momento do dia e no lugar mais apropriado, as pessoas viram na tecnologia a segurança que os ambientes coletivos não passavam.

Isso porque, a individualidade e conforto do lar de acordo com as medidas de seguranças tomadas por cada família, fez com que estes espaços se tornassem mais adequados.

As pessoas que nunca haviam feito aquilo antes também impulsionaram o mercado a partir da compra de aparelhos. Desde os mais simples como os voltados para os exercícios funcionais, como também de tapetes de yoga, e até mesmo os mais elaborados, a exemplo dos aparelhos de musculação.

Outro ponto interessante a ser considerado é que o aumento no número de downloads de apps de aulas online, bem como a adesão desse serviço oferecido por profissionais liberais foi impulsionado não somente por pessoas que estavam com esse tempo ocioso, mas também por recomendação médica física e psicológica. 

Uma vez que a prática é utilizada como tratamento preventivo de doenças, e até mesmo como “remédio” – como é o caso de distúrbios de ansiedade, por exemplo.

Aulas online: sucesso momentâneo ou tendência de comportamento confirmada

Considerando que essa mudança surgiu em um momento completamente atípico, e que veio como uma adaptação, é normal que haja a dúvida se esse tipo de prática é passageiro, ou um novo modus operandi que veio para ficar.

Diferentemente do que algumas pessoas costumam pensar, o presencial não substitui o virtual e vice-versa. Cada um possui suas particularidades que contribuem para uma melhor performance do praticante de exercícios físicos.

No entanto, quando pensamos em algo a longo prazo é necessário ter em mente de que é sim, possível unir forças e se adaptar não somente para uma situação isolada, mas para uma nova tomada de consciência. 

Isso porque, considerando a vida agitada que as pessoas levam nas metrópoles e demais cidades, nem sempre é possível encontrar um tempo na agenda dedicado para se deslocar até uma academia e fazer o treino desejado.

Nesse caso, o online atende quem encaixa o bem-estar de acordo com a sua disponibilidade. 

Há quem não troque a academia, pois se sente mais à vontade com o auxílio presencial do instrutor ou personal trainer que está prestando atenção a cada movimento que está sendo executado, bem como com a socialização com as pessoas que lá frequentam. 

Como se destacar no mundo pós-pandemia?

Ao invés de buscar formas de se fazer mais necessário do que uma modalidade, que tal unir forças em busca de oferecer uma experiência mais completa para os seus alunos?

As academias que aderiram às aulas online para não perder clientes podem oferecer um pacote que mescla o presencial e o virtual. Assim, em algum dia que o aluno não puder comparecer à academia, pode fazer a sua prática à distância. O mesmo vale para os personais trainers. 

Essa combinação é uma excelente dica para estreitar a relação com os seus clientes, e além da resiliência em se adaptar aos novos acontecimentos mostra que você está preocupado em melhor atendê-lo, e consequentemente, em oferecer a experiência mais satisfatória e segura para ele durante a prática de exercícios físicos.

Tenha em mente que o contentamento dele é uma das melhores armas para o seu networking. Isso porque, um aluno feliz com o serviço prestado tem mais chances de indicá-lo para mais pessoas, especialmente nesse momento em que mesmo com a flexibilização nos encontramos receosos sobre quando a vida “voltará ao normal”.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.