Como consultar NF-e pela internet?

0

Prestar contas e estar em dia com o Governo Federal é uma obrigação de todas as empresas do país, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte. Caso contrário, elas podem sofrer algumas punições.

Dentre essas obrigatoriedades, a emissão da nota fiscal é fundamental para que os negócios operem dentro da legalidade com os órgãos públicos e não ter problemas com a Receita Federal.

Basicamente, é um documento que registra as transações e recolhimento de impostos das empresas em um determinado período. 

Com o avanço da tecnologia, visando a otimização desse processo, surgiu a Nota Fiscal Eletrônica.

Pela definição oficial brasileira “se dá por um documento de existência apenas digital, emitido e armazenado eletronicamente, com o intuito de documentar uma operação de circulação de mercadorias ou uma prestação de serviços, ocorrida entre as partes”. 

Ou seja, é a versão digital das conhecidas Notas Fiscais. Emiti-las, antigamente, era um processo passível de erros e confusões. Agora, a emissão das NF é moderna, mais prática e intuitiva. 

Diminuindo erros, falhas e outras situações que poderiam causar transtornos para as empresas e a Receita Federal. NF-e,então, são as Notas Fiscais Eletrônicas.

Para emiti-las é simples, pode ser feita pela internet – de onde estiver, no momento que desejar.

Embora não seja uma novidade, muitas empresas ainda não entendem como as NF-e funcionam. Acompanhe para saber como emitir nota fiscal eletrônica e as vantagens de adotá-las em seu negócio. 

NF-e: saiba mais como funciona e como emitir

Nota Fiscal Eletrônica é a versão online da Nota Fiscal, tendo a mesma função de formalizar a venda de produtos ou serviços – seja ela realizada em lojas e empresas físicas ou para vendas no ambiente digital. 

As NF-e entraram em vigor em 2006 aqui no Brasil para proporcionar mais praticidade para empresas, consumidores e para o Fisco. Assim como a maioria das tecnologias inovadoras, este surgiu para otimizar as atividades presentes no mercado.

Então, com a versão digital desse documento, as empresas que a utilizam não precisam usar grandes quantidades de papel, reduzem os custos com esses materiais e ainda acabam com a necessidade de ter um espaço para armazená-los.

Por que optar pela NF-e? É muito simples: a não emissão da nota fiscal pode acarretar sérios problemas para a empresa, como desorganização financeira do negócio, até mesmo a configuração de um crime de sonegação fiscal.

Então, já que devemos emitir esse documento, por que não optar pelo formato mais prático, fácil e rápido? A versão digital da NF também facilita a fiscalização das companhias pelos órgãos responsáveis, além de trazer os benefícios já citados para a empresa.

Como emitir a NF-e pela internet?

Quem deseja emitir Nota Fiscal Eletrônica pela primeira vez deve realizar o cadastro na Secretaria da Fazenda do Estado (SEFAZ).

É possível fazê-lo de forma online e alguns documentos são solicitados, como contrato social da empresa, CPF do responsável pelo negócio, entre outros. 

O próximo passo é adquirir um certificado digital. Para essa finalidade, existem duas opções, o e-CNPJ e o NF-e. Ambas as opções podem emitir notas fiscais eletrônicas. 

São documentos que funcionam como assinaturas digitais, os quais permitem que a empresa acesse os sistemas do governo e garanta autenticidade das transações realizadas pela internet. 

Os certificados digitais são vendidos pelas Autoridades Certificadoras credenciadas  pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil). Encontre uma empresa de confiança e referência no mercado e solicite o NF-e ou e-CNPJ.

Depois, será preciso obter um um software emissor (existem opções gratuitas e pagas no mercado). São programas intuitivos e de fácil manuseio.

Com o acesso liberado ao sistema do governo e seu emissor, as notas podem começar a serem emitidas imediatamente.

Como emitir as notas fiscais eletrônicas? Encontre o botão “Emitir NF-e/NFS-e” ou função semelhante no seu software e clique nele.

Depois precisará preencher algumas informações, como Nome/Razão social, CPF/CNPJ, endereço, e-mail e telefone do comprador, data da emissão da nota, natureza da operação, entre outros dados importantes.

A principal recomendação é procurar o contador da empresa e solicitar uma orientação de como emitir as NF-e. Isso porque é possível que os passos e regras mudem de estado para estado.

Então, o mais indicado é entender como funciona na sua região. De forma geral, o passo a passo citado ajudará seu negócio a manter-se dentro da legalidade com mais facilidade e agilidade. 

Como consultar NF-e pela internet

A consulta NF-e pela internet é ainda mais simples. Basta acessar o portal da Nota Fiscal Eletrônica e selecionar o botão “Consultar NF-e”. Depois, o próximo passo é inserir  a chave de acesso de 44 dígitos recebida com o DANFE e pronto, a NF será exibida no site.

Você pode até mesmo baixar e imprimir o documento. Simples, rápido e fácil!