Como ter sucesso com lives

0

As lives ganharam muito espaço em meio à pandemia do Coronavírus, sendo uma forma de nos mantermos conectados e próximos uns dos outros sem sair de casa. 

Muitos segmentos apostaram nelas como uma forma de se manterem na ativa e mais próximos dos consumidores. 

O formato é bastante popular pelo mundo, seja em pequenas ou grandes empresas, influenciadores, donos de negócios que antes não tinham tanta presença online e até mesmo as instituições de ensino. 

Com essa onda, cresce o número de pessoas interessadas em também fazer a sua parte nas transmissões ao vivo. A seguir, veja como ter sucesso com lives. 

O que são lives? 

As lives são transmissão ao vivo na internet por meio de plataformas em vídeo e que também possuem áudio. Diferentemente de uma ligação com vídeo, nelas só é possível ver e ouvir quem a está transmitindo. Portanto, do outro lado da tela ninguém te enxerga nem ouve. 

É possível interagir nas lives comentando, sendo possível mandar mensagens geralmente em todas as plataformas que realizam transmissões ao vivo. 

Crescimento das lives no mercado 

Não só grandes artistas e empresas estão fazendo lives pelo mundo. Profissionais autônomos e liberais encontraram uma nova forma de atender seus clientes: através de chamadas de vídeo particulares, além de disponibilizar aulas ao vivo em suas redes sociais. 

Donos de pequenos negócios também estão se reinventando e apostando neste formato digital para divulgar seus produtos e serviços e aumentar sua conexão com os clientes. 

Além disso, professores e escolas encontraram nas lives uma forma de debate sobre a pandemia na área da educação, mantendo contato com todos os seus alunos. 

O crescimento desta interação ao vivo se deu justamente pela necessidade de ficar em casa. Ao mesmo tempo, de continuarem tendo um bom relacionamento com seus clientes e manter a renda do mês. 

Dessa forma, empresas, artistas, empreendedores, professores, prestadores de serviços e várias outras pessoas encontraram neste novo formato uma maneira eficiente de engajar seu público-alvo, mantendo o negócio funcionando. 

Aplicativos para transmissões ao vivo 

Se você está pensando em fazer uma live e está em busca de aplicativos que possam facilitar essa jornada, falaremos sobre alguns. 

Uma forma prática e simples, além de gratuita, de fazer transmissões ao vivo é através do Instagram. Basta ter uma conta na plataforma e agendar um dia e horário compatíveis com a sua audiência. 

No entanto, muitos preferem fazer uma live no próprio YouTube. Para isso, é possível contar com o apoio de alguns aplicativos, principalmente se você não tem todo o equipamento ou a equipe de um grande artista. 

Para fazer lives no YouTube pelo celular, alguns aplicativos que podem ajudar são: 

  • LiLy Live 
  • Streamlabs  
  • CameraFi Live 

Outra opção para fazer transmissões ao vivo é através do Facebook Live. Você deve escolher a plataforma de acordo com o seu público e o local onde está inserido. 

Quem pode ter sucesso com lives? 

Para ter sucesso com lives você não precisa ser uma grande empresa nem um artista muito conhecido. Basta ter uma audiência engajada com você, sua marca e seu negócio. 

Os parâmetros de sucesso podem variar de acordo com o seu negócio e o seu objetivo principal com a live. Mesmo tendo poucos seguidores, por exemplo, se mais da metade deles participarem da sua live e interagirem, pode-se comemorar um bom resultado. 

Portanto, a transmissão ao vivo pode ser um excelente investimento até mesmo para pequenos empreendedores, para entidades e escolas, para que possam se aproximar da comunidade, manter suas vendas mesmo na pandemia e melhorar o seu relacionamento com o próximo. 

Equipamentos para fazer lives 

Para fazer uma live em casa, você não precisa de muito. Basta ter um celular ou computador com câmera, uma boa luz e um microfone. 

Geralmente, quem faz lives pelo Instagram, para engajar sua audiência e trazer debates importantes, tende a gravar com o próprio microfone do computador. 

No entanto, se você está em busca de um resultado mais profissional, pode investir em uma câmera profissional para melhorar a qualidade da sua imagem. Além disso, comprar um microfone mais potente pode ser necessário. 

Para uma boa iluminação até mesmo à noite, invista em um “ring light”, um aro de luz para colocar em sua frente. Você não precisa ter a melhor câmera nem o melhor microfone do mercado, os mais básicos já devem dar conta. 

Quanto custa fazer uma live? 

Fazer uma live pode não ter nenhum custo, principalmente se você usar as plataformas do Instagram e do Facebook Live. 

Aos poucos, se for algo que vai se manter em seu negócio, pode-se investir em alguns equipamentos para melhorar ainda mais a experiência do consumidor. Ao menos no início, fazer uma live pode ser 100% de graça. 

Por que investir em transmissões ao vivo? 

Você pode estar se perguntando: por que devo investir nas lives? 

  • Esta é uma excelente oportunidade para se aproximar dos consumidores. 
  • Você pode se apresentar, contar a sua história e tudo o que oferece, gerando, assim, uma conexão maior entre você e quem consome o que você oferece. 
  • Pode tirar dúvidas da sua audiência, trazer outras pessoas do ramo para entrevistas e muito mais. 

Escolhendo horários estratégicos para sua audiência e descobrindo sobre o que ela deseja saber, assim você pode entregar conteúdo de valor e que irá fidelizar a sua clientela, podendo aumentar suas vendas. 

Como ganhar dinheiro com lives? 

Existem algumas opções para quem deseja ganhar dinheiro a partir de lives, de forma direta ou indireta. Uma delas é deixar um link do PicPay para quem está assistindo, possibilitando doar alguma quantia e ajudar a manter o seu negócio ou algo do tipo.

Ficará aberto ao público escolher se quer doar ou não e a quantidade. Os músicos, por exemplo, podem contar com a plataforma Sound Club Live, onde é preciso adquirir um ingresso para assistir a live. 

No modelo de transmissão gratuita, o público escolhe quanto pagará, sendo o valor mínimo de 10 reais. O próprio músico também pode estabelecer o valor desse “ingresso”. 

Importância das lives na estratégia de marketing 

Já existe até um termo no marketing para identificar as estratégias que usam as transmissões ao vivo: o Live Marketing. Nessa estratégia, a empresa faz uso das lives para se comunicar com seu público, seus parceiros e seus colaboradores. 

A proposta é promover o contato direto da marca com o público, existindo várias técnicas que podem ser usadas dentro da sua empresa. 

Com a chegada da pandemia, o termo e as técnicas se tornaram ainda mais importantes, sendo a realização das transmissões ao vivo uma das melhores formas de manter o contato com o público.

Além disso, abre a oportunidade para a realização de debates, tirar dúvidas, apresentar produtos e mostrar os bastidores da sua empresa. 

Passo a passo para ter sucesso com lives 

Divulgação 

Uma etapa importante para ter sucesso com lives é avisar seus seguidores de que ela vai acontecer. 

Você deve avisar com antecedência quando o evento online será realizado e em qual plataforma, dando detalhes sobre qual assunto será abordado e se ela terá convidados. 

Além de atiçar a sua audiência, isso a deixará curiosa e até mesmo ansiosa, incentivando-a a marcar o compromisso na agenda para não perder. 

Análise dos resultados

Outro ponto para ter sucesso com a sua live é descobrir qual é o melhor horário para realizá-la, de acordo com o comportamento da sua audiência. 

Ao analisar as métricas da sua conta e identificando o principal horário que seus clientes estão online, você pode marcar a realização de sua live de forma estratégica, aumentando as chances do seu conteúdo ser assistido por mais pessoas. 

Engajamento

Através de enquetes com sua audiência também é possível entender como ela se comporta, seus hábitos e definir os melhores horários. 

Uma forma de estimular que seu público assista e participe da transmissão ao vivo, é realizar a live no formato Q&A, de perguntas e respostas, pois assim a interação é ainda maior. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.