Conheça variedades de massas frescas para vender no seu negócio!

0

O ramo alimentício é um dos que mais crescem no país ano após ano. Desta forma, empreender nesse segmento tem muitas chances de sucesso, desde que cumpram com os requisitos indispensáveis para a maioria dos clientes.

Restaurantes, lanchonetes, botequins, bares e qualquer outro estabelecimento nessa área precisam de variedade, sabor, qualidade e ítens que conquistem as pessoas. Inclusive, são princípios básicos que não podemos nem considerar como diferenciais.

Neste sentido, as massas frescas são itens com alto potencial. Após o consumo desse tipo de massa crescer cerca de 80% em 4 anos no início da década, cada vez mais pessoas optam por esse item.

De fato, as massas frescas caíram no gosto dos brasileiros. São excelentes opções para agregar mais qualidade e variedade para qualquer restaurante, além de  impressionar os clientes. 

Segundo levantamento da Abimapi, associação do setor, o Brasil é o terceiro maior consumidor de massas do mundo. Os números impressionam e, para o ano passado, o crescimento desse mercado era estimado em até 20% (mesmo com a pandemia).

Apostar nas massas frescas pode ser um sucesso, mas só investir na matéria prima não é o suficiente. Essas opções precisam ser bem preparadas e divulgadas nos canais de comunicação do restaurante – como, por exemplo, as redes sociais. Assim, os clientes vão começar a prová-las e adorar!

Muitos acreditam que o ramo de massas frescas é limitado, mas estão muito enganados. A variedade de massas é enorme, para todos os gostos e preferências, e esse é um ponto que os restaurantes devem apostar: as diversas possibilidades.

Essas diversas possibilidades incluem: diferentes opções de massa, combinações e sabores. Então, mais do que investir em massas frescas, é importante entender como variar. Quer saber mais sobre esse assunto? 

A seguir, confira possibilidades deliciosas de massas frescas para inovar e surpreender seus clientes. Aumente seu cardápio, pedidos e resultados!

Qual a diferença entre massas frescas e as secas?

A massa é um alimento nutricionalmente rico, dado que é uma fonte de fibras. Por isso, pode prevenir doenças cardiovasculares e manter a sensação de saciedade por mais tempo. Também é uma forma de proporcionar mais energia ao corpo.

Claro que essas vantagens são percebidas com um consumo consciente. Nada em alta quantidade faz bem, o ideal é ter um equilíbrio. 

Embora tenham características em comum, existem diferentes tipos de massa – em especial, as frescas e as secas. 

Muitos as confundem e têm expectativas distorcidas sobre esses produtos. 

Massas frescas

A massa fresca é diferenciada por ser considerada como um alimento de preparo artesanal.

Esse tipo de massa difere-se por seus ingredientes. São feitas de ovos, semolina de trigo (parte mais nobre do trigo) e água. Tais elementos fazem com que essa opção seja mais leve, macia, úmida, com um sabor único e coloração mais forte. 

Entre seus diferenciais, podemos dizer que essa é a melhor opção para absorver o molho. O que permite diferentes receitas impecáveis. 

Para colocar no seu restaurante, é válido abordar as diferenças e vantagens da massa fresca na divulgação do produto. É assim que os clientes entenderão que são ítens de maior qualidade e, provavelmente, mais gostosos também.

Massas secas

Já as massas secas mais básicas são feitas à base de farinha de trigo, ovo e água. 

São versáteis e facilmente encontradas em supermercados. Essas são as massas que as pessoas mais conhecem – embora a fresca esteja ganhando espaço por causa de seu sabor incomparável e qualidade.

Vale ressaltar que existem outros tipos de massas no mercado, mas são essas duas que se destacam atualmente. Após esclarecer esse detalhe, é hora de indicar a variedade de cardápio que as massas frescas podem proporcionar.

Quais as massas frescas mais indicadas para restaurantes?

É possível fazer dezenas de receitas com massas frescas. Todas elas ficam impecáveis com molhos, temperos e acompanhamentos adequados. 

O brasileiro ama massa, mas desde que seja bem feita. Então, basta aproveitar essa demanda e aumentar seus resultados.

Cada corte, formato e ingredientes fazem toda a diferença, adicionando texturas e sabores diferentes com a massa. O espaguete e o linguini, por exemplo, são opções conhecidas e muito saborosas. 

São ítens longos e al dente, os quais combinam com molhos líquidos, de preferência os pouco encorpados (como o à bolonhesa, de ervas frescas, pesto, bechamel, de alho,entre outros diversos).

As massas tagliatelle, pappardelle e fettuccine são as mais grossas e achatadas. São opções deliciosas e versáteis, já que podem ser servidas com diferentes molhos e acompanhamentos (como ragu de frango, cordeiro, frutos do mar, cogumelos, entre outras opções deliciosas). 

Nocchi é uma massa pequena ou média, suave e com uma textura incomparavelmente macia. Essas opções casam com molhos de sabor intenso (como ragus, bechamel e molho de tomate). 

Farfalle, fusilli, macaroni, penne ou rigatoni têm curvas e buracos que absorvem melhor o sabor dos molhos. São versáteis e gostosas, dado que combinam com tudo!

Já o capeletti, conchiglione e ravioli são massas recheadas. Ótimas para ser servidas em sopas, gratinadas, acompanhadas de saladas ou ao molho – de preferência de cada um, combina com tudo.

A famosa e queridinha lasanha é sempre um sucesso, ainda mais com molho à bolonhesa e outras variações.

Cabelo de anjo, ou cappellini, é uma massa indicada para sopas ou para gratinar, já que é mais fina e suave. 

Procure por bons fornecedores de massas frescas

Onde comprar massas frescas em São Paulo? Existem diversos fornecedores desses produtos no estado. Procure um de confiança, referência e qualidade!

Saber escolher seu fornecedor vai fazer toda diferença no lucro. Estude preço, qualidade, experiência e logística de entregas para não ficar na mão.

Também vale a pena fazer um estudo de demanda. Opte por oferecer o que mais interessa aos seus clientes.

Use a tecnologia ao seu favor! Você pode, por exemplo, fazer uma enquete para ter dados sobre quais são as opções mais cobiçadas pelo seu público frequente ou até conquistar novos fregueses só pelo fato de se preocupar com a preferência dos consumidores.

Não esqueça de provar. Ninguém melhor para avaliar o que será servido do que o próprio responsável pelo empreendimento. 

Anotou todas as dicas? Conta pra gente como você escolhe seus fornecedores e se já trabalha com massas frescas aqui nos comentários.