Diabético pode comer chocolate? Entenda

Hoje nós vamos descobrir se diabéticos podem comer chocolate. De fato, esse é um assunto que poucas pessoas têm conhecimento. Afinal, podem ou não podem?! Não é assim tão fácil de dizer, mas vamos tentar explicar pra que vocês não tenham mais dúvidas!

Nesse sentido, fique comigo até o final pra aprender tudo sobre o assunto! Qualquer dúvida, deixe nos comentários abaixo!

Assim, espero que você tenha uma ótima e agradável leitura! Vamos lá!

Diabético pode comer chocolate?

E aí? Você saberia me dizer em poucas palavras se os diabéticos podem ou não ingerir chocolate? Por mais delicioso que seja, poucas pessoas conseguem resistir! Então, ainda existem alguns mitos que algumas pessoas defendem de pé junto e algumas verdades que não podemos abrir mão.

Sendo assim, decidimos trazer pra vocês alguns desses mitos e verdades sobre o chocolate e a diabetes.

Vamos lá! Em primeiro lugar, é verdade que quem tem diabetes só pode comer chocolate diet? Bem, a verdade é que não é bem assim que as coisas funcionam, isso é um mito! O tipo diet normalmente está sempre cheio de adoçantes artificiais ou outras coisas que substituem a sacarose.

Ainda assim, essas substâncias quando ingeridas em excesso podem elevar e muito o nível de glicose no sangue. Assim, o tipo diet é uma opção, mas com certeza não é a mais viável!

Em segundo lugar, e essa ideia de que o chocolate ajuda a controlar a hipertensão de quem tem diabetes? É verdade? Sim! 100% verdadeiro! O chocolate amargo pode ajudar e muito no controle da hipertensão.

Isso acontece porque o cacau tem compostos que melhoram a fluidez do sangue nas nossas artérias. Para os diabéticos, ingerir o tipo amargo é excelente! Óbvio: com muita moderação!

Em seguida, é verdade que os diabéticos ficam propensos a desenvolver doenças cardíacas por comer chocolate? De fato, nós sabemos que os diabéticos possuem um retardo na recuperação de feridas.

Como, por exemplo, um machucado pode demorar muito tempo para cicatrizar no corpo de uma pessoa diabética? Mas o que o chocolate tem a ver com doenças cardíacas em diabéticos?

Bem, na verdade, não tem nada a ver. Isso é um mito muito deslavado. Dessa maneira, nós acabamos de ver que comer o do tipo amargo pode relaxar as artérias.

Mais mitos e verdades sobre chocolate e diabetes

Nesse sentido, o relaxamento das artérias é algo positivo, porque ajuda no controle da pressão arterial. Aliás, o tipo amargo também aumenta a quantidade do que chamamos de colesterol bom, diminuindo o colesterol ruim. Então, você diabético pode, com toda a moderação, comer chocolates do tipo amargo, pois isso faz bem pra proteger as suas artérias! Sempre lembrando: com moderação.

Sendo assim, já ouviu falar que comer chocolate pode diminuir a resistência insulínica? Pois, então, isso é verdade mesmo! Por exemplo, se você mora com alguém que tem diabetes do tipo 2, e ela consome 20g de chocolate diariamente, a sensibilidade do corpo dela à insulina vai aumentar.

Ou, pelo menos, tende a aumentar. E isso é positivo, porque controla os níveis de glicose do sangue dela! Inclusive, se essa resistência aumenta, a aparição dessa doença pode ser retardado pelas pessoas que ainda não tem e consomem chocolate amargo! Em seguida, existem muitas pessoas que dizem que o tipo ideal de chocolates para diabéticos é o do tipo ao leite. Verdade ou mito?

É um mito. De fato, estamos defendendo desde o início do post que o melhor tipo de chocolates que um diabético pode comer é o amargo. Ou seja, os com 60 ou 70% de cacau. Isso porque eles têm níveis de gordura e açúcares extremamente baixos! Contudo, já que ele ajuda no controle da pressão arterial e tudo mais, será que ajuda a controlar o colesterol também?

Gente…por incrível que pareça: sim! Isso é verdade! O chocolate do tipo amargo ajuda e muito no controle do colesterol de diabéticos! Isso vem de um estudo feito em 12  pessoas com diabetes do tipo 2, num experimento de 8 dias. O resultado foi uma queda no colesterol ruim e um aumento significativo do colesterol bom!

Conclusão

Por fim, queremos dizer pra você que acaba de receber um diagnóstico de diabetes: não se preocupe! Você não vai precisar cortar de vez o chocolate da sua vida, mas vai precisar controlar e diminuir a quantidade.

Nesse sentido, nós vimos acima os benefícios que o chocolate traz para sua vida. Então, fique em paz! Você pode continuar consumindo esse doce, mas com moderação!