Por que cachorros uivam

0 283

Atualmente, muitas pessoas se questionam sobre o porque que os cachorros uivam. Essa é uma dúvida comum, e bastante válida, tendo em vista que este é um fato curioso que intriga tanta gente.

Se você está curioso também, eu lhe convido para ler agora mesmo um artigo onde mencionamos exatamente isso. Assim, vamos saber a resposta agora mesmo:

Por que os cachorros uivam?

A maioria das pessoas associa-se a uivar com o grito ou chamado de lobos, o ancestral do cão doméstico. O uivo é um dos ruídos mais comuns feitos por um lobo, está intimamente relacionado a eles, inclusive no folclore. 

Cada lobo produz seu próprio uivo, permitindo sua identificação. Os lobos usam uivos em pelo menos quatro maneiras de fornecer diferentes tipos de informação:

  • Uivadores podem alertar outros lobos da matilha: por exemplo, lobos uivam quando estão próximos dos limites de seu território.
  • Os uivos de um lobo solitário podem indicar sua posição
  • Gritos podem ser usados ​​para reunir o bando e mantê-los juntos
  • Gritar ajuda os machos e as fêmeas a se unirem para se reproduzirem.

Por outro lado, os lobos têm menos gritos e ruídos do que os cães que são mais barulhentos do que os lobos. Os outros sons produzidos pelos lobos são latidos, grunhidos e lamentosos para os filhotes de lobo.

Cães domésticos desenvolveram uma gama maior de sons que lobos. Latir é o som mais comumente associado aos cães. 

Este comportamento certamente passou através dos tempos e provavelmente foi adotado pelos cães no momento em que eles ocuparam o papel de guardiões. 

Por outro lado, os uivos são mais raros em cães do que em lobos, e muitos cães nunca o fazem. Para alguns, o uivo do cão pode ser percebido como um problema pelo seu mestre. 

Talvez isso aconteça porque o uivo está associado ao lobo e ao medo que ele gera em algumas pessoas. 

Este é um comportamento comum?

Uivar é um comportamento completamente natural em cães, e também é muito menos barulhento e intenso do que o do lobo.

Cães só rugem em certas situações, a maioria deles está muito perto do uso do lobo:

  • Para chamar seu mestre ou outros cães. Alguns cachorros uivam, por exemplo, quando seu dono está em casa, quando ouvem outro cachorro nas proximidades.
  • Quando um cachorro está sozinho em casa, ele pode uivar para atrair a atenção ou expressar sua ansiedade. Ansiedade relacionada à separação com seu mestre também é expressa através de mastigação ou estimulação.
  • O uivo também é um grito de alerta para pessoas ou outros cães que estariam em seu território.
  • Alguns cães de caça gritam para avisar seu mestre ou outros cães que encontraram presas.
  • Cães podem gritar quando estão feridos.
  • Alguns uivos são empurrados para responder ao uivo de outros cães, especialmente quando se trata de uma tentativa de reagrupar um bando.
  • Alguns cães apenas gritam para responder a sons muito ruidosos, como os gendarmes de sirenes ou ambulâncias.
  • Na verdade, pode ser uma reação instintiva do cão que confunde o som da sirene e o grito de guerra de um cão por causa do poder do som que ele ouviu.

Mas por que os cachorros uivam com mais intensidade a noite?

Não é bem assim que é verdade. O uivo do cão é mais fácil de ouvir à noite. 

Isso seria explicado pela ausência de som durante a noite e porque seria mais fácil causar um uivo no escuro. Por outro lado, também é mais fácil dizer e ouvir de longe à noite. 

Algumas espécies de cães uivam mais que outras, isso diz respeito a várias espécies grandes, como o Malamute do Alasca ou o Husky Siberiano.

Algumas raças menores também têm uma tendência a gritar como é o caso de Beagles e Dachshunds.

Muitos cães nunca uivam e há apenas alguns cães para os quais os uivos podem se tornar um problema, embora seja um comportamento natural. O uivo é finalmente uma reação instintiva, uma memória selvagem de uma herança genética muito rica de nossos cães domésticos. Por isso, os cachorros uivam naturalmente, e esta não é uma razão para se espantar!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.