6 sintomas de catarata que você deve ficar atento

0

A catarata pode ser definida como uma lesão ocular que provoca a perda da transparência do cristalino – as lentes naturais do olho – principais responsáveis por conseguirmos enxergar imagens com foco.

Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), ela é uma das principais causas de cegueira no mundo, algo em torno de 47,8%, e acomete principalmente a população mais idosa. 

Quando a pessoa está com catarata, o cristalino vai ficando opaco e ela perde a visão progressivamente, é uma doença silenciosa que pode demorar anos para ser percebida. 

Ao longo do desenvolvimento da catarata, a visão fica embaçada, como se tivesse uma névoa cobrindo o olho, tornando atividades como ler e dirigir muito difíceis. Apesar de tudo, a catarata é uma doença tratável e, quanto mais cedo os sintomas forem percebidos, maiores serão a eficácia do tratamento. 

Saiba mais sobre a catarata e fique atento aos sintomas mais comuns.

Quais as causas da catarata?

Existem dois tipos de catarata: congênita ou adquirida. No primeiro caso, a doença já está presente no nascimento da criança ou se desenvolve em seus primeiros meses de vida, ela acontece devido a problemas como sífilis, rubéola, toxoplasmose e abuso de álcool e outras drogas durante a gestação.

A catarata adquirida é o tipo mais comum, e que acomete principalmente pessoas mais velhas que passaram dos 50 anos, e está relacionada ao envelhecimento natural do corpo. Mas outros fatores podem contribuir para a manifestação da catarata. Veja:

  • Lesões provocadas por cirurgias intra oculares, como vitrectomia e cirurgia para glaucoma;
  • Uso prolongado e sem indicação médica de colírios, principalmente aqueles que possuem corticóides em sua formulação;
  • Doenças como o diabetes e glaucoma;
  • Inflamações nos olhos,
  • Traumas decorrentes de socos e batidas na região dos olhos;
  • Excesso de radiação. 

O diagnóstico da catarata é sempre feito por um oftalmologista, que a partir de exames detalhados verifica se há algum tipo de lesão no cristalino, por esse motivo, além de visitas periódicas a este profissional, principalmente se você passou dos 45 anos, é preciso observar se o olho apresenta alterações que precisam de atenção e cuidados.

Quais os principais sintomas da catarata?

A pessoa com catarata não consegue enxergar as imagens e o mundo ao seu redor com nitidez, a sensação é parecida como se houvesse uma névoa ou embaçamento nos olhos.

À medida que a doença se desenvolve, a visão fica ainda mais prejudicada, sendo difícil distinguir imagens e feições, a pessoa passa a ver apenas vultos e sombras, e pode por fim perder completamente a capacidade de enxergar.

Conheça algun sintomas mais comuns da catarata:

1. Visão nebulosa e diminuição da acuidade visual

É a sensação de que algo está impedindo a pessoa de enxergar direito. Este é o sintoma mais comum, e acontece, justamente, por conta da perda de transparência do cristalino, adquirindo opacidade fazendo o olho perder a capacidade de distinguir as imagens com nitidez.

A pessoa com catarata passa a ter dificuldade de distinguir formas e contornos de objetos, letras e pessoas, passando a enxergar imagens sem forma e borradas.

2. Dificuldade em realizar atividades cotidianas

Devido ao comprometimento da visão, é comum as pessoas passarem a ter dificuldade de realizar atividades do dia a dia como ler um livro, usar um computador e dirigir.

3. Fotossensibilidade

Com a catarata, os olhos desenvolvem sensibilidade à luz (fotofobia), tornando tarefas como dirigir a noite, por exemplo, mais difíceis, por conta dos faróis dos carros

As luzes, sejam elas artificiais ou naturais, incomodam os olhos, podendo causar dores de cabeça.

4. Alteração na percepção das cores

O comprometimento da visão por causa da catarata, faz com que a pessoa que tem a doença tenha dificuldade na distinção de cores, este é, também, um sintoma muito comum.

5. Mudanças frequentes no grau do óculos

Com a doença, há um desequilíbrio na visão que faz a pessoa enxergar bem objetos próximos e de repente a visão volta a ficar ruim, fazendo com que ela tenha visão dupla de objetos e pessoas e dificuldade distinguir pequenos objetos.

Mesmo com a mudança frequente no grau do óculos, o problema não é resolvido.

6. Aparecimento de manchas leitosas ou amareladas na pupila

Com o avanço da doença, é comum aparecerem manchas leitosas ou amareladas no centro da pupila que vai aumentando gradativamente.

A maioria dos sintomas citados podem aparecer conjuntamente, e devido a evolução lenta e gradativa da catarata, as pessoas tem dificuldade para perceber que podem estar com a doença, se acostumando com os sintomas e acreditando que é normal, principalmente se tratando de pessoas idosas.

Por isso é necessário estar atento e ir a consultas periodicamente ao oftalmologista, como uma forma de se prevenir ou tratar a doença logo que ela dá os primeiros sinais.