Quais são os principais tipos de palmilhas e para que servem?

0

Quais são os principais tipos de palmilhas e para que servem? Encontrar o ajuste perfeito ao comprar sapatos pode ser uma tarefa quase impossível. A maioria dos sapatos é feita com pouco suporte embutido, o que pode prejudicar seus pés, tornozelos e até mesmo sua postura.

Colocar palmilhas nos sapatos pode ajudar a deixá-los mais confortáveis ​​e dar o suporte de que você precisa durante o dia. Aqui, examinaremos os diferentes tipos de palmilhas e como elas podem ajudá-lo a encontrar alívio para as dores relacionadas aos pés e postura.

O que é uma palmilha?

Uma palmilha é uma inserção com contornos que você pode adicionar ao seu sapato para melhorar o ajuste. Você também pode usar certas palmilhas para ajudar a isolar os pés em climas frios ou como forma de promover o fluxo de ar e manter o calçado desodorizado, incluindo até a mesma a palmilha corretor de postura.

As palmilhas são geralmente removíveis para que você possa colocá-las e tirá-las com facilidade. Ela cobre parte ou toda a sola do sapato para oferecer melhor suporte e estabilidade.

Enquanto algumas pessoas usam palmilhas diariamente, outras usam apenas palmilhas para melhorar o desempenho atlético, mas melhorar o ajuste do seu calçado pode ajudar a dar o melhor conforto e mais potência durante atividades como corrida, ciclismo e prática de esportes.

Além disso, há palmilhas ortopédicas que ajudam a diminuir complicações e dores nos pés e nas costas.

Quais os tipos de palmilhas para calçados?

Palmilhas atléticas

Nem todas as palmilhas são projetadas para uso diário. Alguns são especializados para ajudar a melhorar o desempenho atlético. Eles têm um design cuidadosamente projetado que oferece maior equilíbrio e estabilidade junto com acolchoamento protetor.

Esportes diferentes requerem diferentes tipos de palmilhas para um desempenho ideal. Os corredores precisam de bastante acolchoamento no calcanhar e antepé para ajudar a absorver o choque quando o pé atinge o solo. Os ciclistas, por outro lado, precisam de uma palmilha rígida que ajude a apoiar os pés nos pedais.

Para esportes de inverno, é melhor procurar uma palmilha que ofereça suporte e isolamento. Os esquiadores, em particular, podem se beneficiar de uma palmilha rígida que os ajuda a mantê-los em pé sobre seus esquis.

As palmilhas compactas costumam serem as melhores para esportes que exigem o uso de calçados especializados, como hóquei, patinação, crossfit ou futebol. A palmilha deve caber confortavelmente sob seus pés, sem causar muita compressão. Você deve procurar um design fino, mas com contornos.

Palmilhas isolantes

Em climas frios, as palmilhas podem fazer mais do que apenas apoiar a estrutura. Algumas palmilhas são projetadas para isolar seus pés, permitindo que você regule sua temperatura corporal.

A lã é um dos melhores materiais para palmilhas isolantes. Não só o mantém aquecido durante o inverno, mas também o mantém fresco no verão. É capaz de fazer isso graças às suas propriedades de absorção. A lã é excelente para absorver a umidade do ar, permitindo que ela retenha o calor quando está frio e retendo o ar frio nos dias quentes.

Elas são um bom complemento para calçados resistentes, sem muito isolamento. Adicioná-las aos seus calçados de caminhada pode ajudá-lo a regular a temperatura dos pés em todas as condições climáticas.

Palmilhas Moldáveis

Não importa que tipo de palmilha você use, com o uso diário, ela acabará se adaptando ao formato do seu pé, mas com as palmilhas moldáveis você pode ajustá-las aos pés em uma única etapa.

Esse tipo de palmilha é perfeito para quem tem problemas como joanete e deformidades no pé, elas oferecem maior conforto.

Palmilhas almofadadas

Palmilhas acolchoadas são projetadas para conforto e absorção de choque. Eles geralmente são flexíveis em vez de rígidos ou semi rígidos. Eles oferecem alívio temporário da dor, mas muitas vezes, as palmilhas fortemente acolchoadas oferecem pouco ou nenhum suporte para o arco.

Palmilhas com amortecimento são ideais para corredores que procuram alívio da fadiga dos pés. Este tipo de palmilha também é popular entre pessoas com dores nas canelas ou que sentem desconforto ao ficar em pé o dia todo.

As palmilhas almofadadas são normalmente feitas de espuma ou gel. Embora as palmilhas de gel tendem a ser mais pesadas do que as outras alternativas, costumam ser as melhores para proteger os pés contra movimentos de alto impacto.

Nos últimos anos, as palmilhas de espuma viscoelástica se tornaram mais populares entre as pessoas que buscam aumentar o conforto do calçado. A espuma viscoelástica é macia, flexível e se adapta facilmente ao formato do seu pé. 

Palmilhas de espuma viscoelástica também são tipicamente finas o suficiente para caber na maioria dos estilos de calçados. No entanto, esse material oferece ainda menos suporte do que as palmilhas de gel.

Palmilhas Pesadas

Quando você trabalha em um ambiente fisicamente exigente, pode acabar usando palmilhas e órteses rapidamente. É melhor optar por palmilhas resistentes, feitas de um material durável e projetadas especificamente para resistir ao uso frequente. Muitos também podem suportar cargas pesadas. 

Palmilhas resistentes também devem fornecer o suporte de que você precisa se estiver em pé o dia todo. Seu design geralmente inclui acolchoamento para ajudar a reduzir a pressão e a fadiga dos pés ao longo do dia. Muitos também apresentam suporte semi-rígido ao redor dos arcos para ficar em pé ou caminhar por um período prolongado.

Palmilhas resistentes são ideais para indústrias como construção e manufatura. Eles também podem ser úteis se você costuma fazer trabalhos pesados ​​em casa, como reforma ou paisagismo.

Palmilhas de salto alto

Os saltos altos, embora elegantes, não são conhecidos por serem confortáveis. Eles colocam os pés em um ângulo não natural, colocando pressão nos dedos dos pés. Usar saltos todos os dias também pode causar dores nos tornozelos e nas costas.

Pode ser um desafio encontrar uma palmilha discreta o suficiente para caber no calcanhar e, ao mesmo tempo, substancial o suficiente para oferecer suporte. Frequentemente, as mulheres optam por almofadas metatarsais, mas muitas também usam palmilhas completas.

É melhor procurar algo com um perfil baixo e feito de material de enchimento. O gel ou a espuma são ideais para palmilhas de salto alto, uma vez que, ajudam a absorver o choque e a pressão na planta do pé, tanto em pé como ao andar.

Palmilhas infantis

Os pés das crianças ainda estão crescendo e se desenvolvendo, o que pode tornar um desafio encontrar a pastilha certa para seus sapatos. Você pode ter que trocá-las com bastante frequência, à medida que aumentam de tamanho. Uma palmilha muito pequena pode causar danos a longo prazo ao pé em desenvolvimento.

Existem muitas palmilhas concebidas especificamente para o corpo de uma criança. Você pode encontrar uma variedade de tamanhos e estilos, com muitos designs e cores que as crianças vão adorar.

Palmilhas infantis devem funcionar para complementar o crescimento, conduzindo-os em uma direção saudável. Você deve procurar um modelo cuidadosamente projetado que posicione, reorganize e alinhe suavemente o pé conforme ele cresce.

Se você está sentindo dor no pé, colocar uma palmilha no sapato pode ser a solução para o seu problema. As palmilhas proporcionam maior amortecimento e apoio ao caminhar, ajudando a prevenir desconforto no pé, tornozelo e costas. Existem vários tipos diferentes de palmilhas para escolher, desde inserções sem prescrição a órteses personalizadas.