O Wikipédia é confiável e seguro?

0

Quem já precisou fazer uma pesquisa no Wikipédia provavelmente pode ter desconfiado de alguma informação. Hoje vivemos uma época em que vários conhecimentos estão ao nosso alcance e rapidamente acessamos textos, vídeos e outros tipos de fontes sobre um tema específico.

teclado
Wikipédia é confiável e seguro? Fonte: Freepik.

Ao pesquisar no seu navegador sobre um determinado tema, rapidamente você é atingido por muito mais de 100 páginas que falam sobre o que você pesquisou. Muitas dessas vem sem filtro de confiabilidade das informações e é difícil saber se podemos confiar nesses dados.

Mas você sabe por que há essa descrença do Wikipédia e o que pode fazer dela menos confiável que as outras? Nesse post você saberá o que é a Wikipédia, para que serve, como funciona e como você pode usar a plataforma com segurança. 

O que é Wikipédia

O site é uma enciclopédia online: nele há uma série de textos sobre os mais variados temas possíveis e eles têm o objetivo de informar quem lê sobre o estado atual do conhecimento humano.

A palavra Enciclopédia deriva do grego enkyklios paideia, com tradução de “conhecimento completo”, “conhecimento geral”. Elas existem desde a época da Grécia Antiga, principalmente em virtude da dificuldade do repasse de informações entre as pessoas.

Elas são, então, um compilado de todos os conhecimentos adquiridos até o momento. Assim, a Wikipédia é uma enciclopédia online. O que viria a servir como um protótipo da Wikipédia começou com o nome Nupedia, em março de 2020.

Objetivo da Wikipédia

Esse site tem o objetivo de fazer um repasse de tudo que há de aprendizado até o momento, aglutina todas as áreas do conhecimento.

A Nupedia buscava ser uma enciclopédia online apenas em língua inglesa e a ideia inicial era que ela seria editada apenas por especialistas nos assuntos a serem escritos.

Apenas em 2001 que os fundadores da Wikipédia, Jimmy Wales e Larry Sanger, resolveram adicionar o prefixo “Wiki” em seu projeto de enciclopédia. E no que isso diferenciava?

No contexto virtual, “Wiki” é um tipo de Website onde os próprios leitores têm abertura para edição e lançamento de conteúdo sobre um determinado tema. No caso da Wikipédia, tem-se um conjunto de Wikis e não um só Wiki. 

Atenção com a informação

Nessa era da informação, precisamos ter cuidado com o que acessamos e com as informações que adquirimos, pois muitas delas podem ser falsas ou ter o conteúdo manipulador, que busca nos convencer de algo que não é a realidade.

Há várias maneiras de se atestar a confiabilidade das informações buscadas seja no Wiki ou em qualquer outro lugar, como por exemplo:

  • Ter sempre mais de um meio de fonte de informações;
  • Buscar as referências do que se pesquisa;
  • Desconfiar de conspiracionistas;
  • Consultar algum especialista no assunto.

Se você está na escola ou na faculdade, frequentemente deve ouvir para ter cuidado nas fontes de pesquisa que usa para fazer os trabalhos. Arriscamos dizer que a frase “não pesquise informações na Wikipédia” também faz parte do seu cotidiano.

Porém, acredite: mesmo hoje algumas publicações acadêmicas muito relevantes podem trazer consigo uma referência a alguma informação adquirida nesse site. 

Para que serve a Wikipédia

Existem algumas discussões sobre o uso da Wikipédia no contexto de pesquisa e outros, que você verá nos próximos tópicos. Porém, se usada de forma consciente e não de forma tão dependente, ela pode ser útil para diversos fins.

Não é pelo fato ser editado por qualquer pessoa cadastrada na plataforma, que o Wiki é uma ferramenta sem serventia. Porém o que pregamos é que deve haver sempre uma cautela 

Divulgação de escritos diversos

Vamos por partes, uma das primeiras coisas que você pode fazer com a Wikipédia é: escrever sobre um determinado tema. Se você sabe sobre algo e pode contribuir para a divulgação dessas informações, pode editar textos já existentes ou criar uma nova página sobre um assunto ou artista ainda não falado.

A ideia de permitir que os usuários editem é essa: quanto mais gente colabora, mais textos serão produzidos e há maiores chances de não deixar faltar um assunto sequer.

Estudo prévio sobre um determinado tema

Nas próximas seções você poderá ver porque é mais aconselhável buscar informações em livros ou locais mais especializados. Porém, quando se busca ter um primeiro contato com um tema, o Wikipédia é uma boa fonte para se ter uma visão ampla (ampla, não aprofundada) sobre ele.

Isso pode ajudar se você precisa saber comentar rapidamente sobre um tema e quer ler sites mais diretos sobre ele, que evita rodeios e não mostra informações que não são tão relevantes.

Para enriquecer o vocabulário em outros idiomas

Como falado lá em cima, a Wikipédia surgiu inicialmente como Nupedia, uma enciclopédia que seria disponibilizada apenas em língua inglesa. Porém, depois centrou-se esforços em universalizar os textos lá publicados.

Hoje você pode ter acesso ao mesmo texto em diversas línguas. Basta selecionar a que você quer do lado esquerdo da tela, na seção “Noutras línguas”. 

Muita gente melhora a leitura em outros idiomas se usa essa ferramenta, pois você pode comparar os textos, conhecer novas palavra se então se aprofundar nelas.

Conhecer novas referências sobre um determinado tema

Na Wikipédia há um bom diferencial: as páginas sempre têm referências, às fontes de onde as informações foram retiradas. Imagine que você quer começar a estudar um tema e não sabe por onde começar a ler.

Por exemplo, você quer estudar “Botânica”, mas não conhece nenhum livro para começar. Você pode optar por pesquisar na Wikipédia sobre esse tema e buscar no final da página as referências e assim ter indicações de leituras para começar!

Quais são as desvantagens da Wikipédia

Como falado anteriormente, os próprios usuários podem criar novos textos e editar os que já existem. Isso incita questões sobre a confiabilidade das informações que são vistas no site.

pesquisa-de-dados
Quais são as desvantagens da Wikipédia. Fonte: Freepik.

Muitas informações podem passar despercebidas e chega até os leitores, que podem reproduzi-las e passar a frente. O site é muito aberto para o que se chama de “vandalismo de internet”, que torna as páginas menos úteis, com informações equivocadas e outros problemas.

Além dessa desvantagem, muitas pessoas se queixam sobre o layout das páginas: a leitura é difícil em virtude do pouco espaçamento entre linhas, os tópicos podem não ser tão divididos visualmente e outros motivos.

Confiabilidade da Wikipédia como fonte de pesquisa 

Apesar dos usuários editarem as informações vistas no site, a Wikipédia mantém um sistema de gerenciamento dessas informações. Há um sistema para verificar as alterações feitas e se forem errôneas elas são desfeitas.

pessoa-mexendo-no-computador
Wikipédia como fonte de pesquisa. Fonte: Freepik.

Algumas pesquisas científicas que objetivavam atestar a veracidade das informações atestaram que esse sistema de verificação é feito de maneira rápida, de modo que às vezes os usuários não têm acesso ao que foi alterado e às informações erradas.

Não só com informações erradas o site se preocupa, mas algumas temáticas que têm teor política podem por vezes serem editadas de forma parcial, de modo a tentar convencer quem lê sobre um determinado ponto de vista. Assim, casos de ponto de vista neutros são os que permanecem.

Porém, é preciso sempre ter consciência de que essas informações podem não ser 100% seguras. Afinal, não tem como saber se o texto que você acessa foi revisado piamente antes de você abri-lo.

O ideal é que o site seja usado como fonte prévia de pesquisa, por exemplo: se você tem um trabalho escrito para fazer, pode ler uma página no site sobre o tema e rapidamente ter uma ideia dos tópicos que você precisará abordar.

Mas, assim como o site aqui referido, nenhuma outra fonte de pesquisa (seja blogs, livros, vídeos ou revistas) deve ser usada como fonte absoluta de dados. Sempre é importante recorrer a mais de um local para se informar.

Como funciona a Wikipédia 

A enciclopédia foi criada pra ser algo totalmente democrático, ou seja, pode ser editada por todos. Porém, existe uma categoria que são os administradores, responsáveis por checar as alterações feitas e a veracidade dessas.

Basicamente, qualquer usuário pode editar ou criar um texto novo. Depois de enviar o produto final, os administradores têm em média 48 horas para deferir ou não a publicação ou edição.

Existem páginas que são fechadas para edição e outras que as pessoas só conseguem editar se estiver logados. Porém, há uma grande quantidade de páginas que as pessoas conseguem editar sem precisar de cadastro.

A depender a seriedade ou repetição de tentativas de adicionar uma informação errada, os administradores podem bloquear a edição dessas pessoas ou até mesmo deletar a página com as informações. 

Wikipédia pode ser alterado

Resumidamente, existem 5 categorias de pessoas que colaboram para a existência e criação de conteúdo no site:

  • Leitores: são as pessoas que visitam as páginas apenas para consulta, não para edição;
  • Editores: são aqueles que fazem modificações ou escrever novas páginas;
  • Administradores: são eleitas pelas hierarquias superiores, que avaliam se suas contribuições são boas (e se são frequentes). Podem optar por manter uma página sem a alteração sugerida, bloquear usuários e proteger páginas de edição;
  • Burocratas: é o nível hierárquico que promove os editores a administradores;
  • Steward: o nível mais elevado no processo de decisão. Podem promover ou retirar o cadastro de qualquer nível acima mencionado.

Assim, qualquer pessoa pode, sim, alterar as informações que são encontradas no site. Algumas páginas nem exigem que o editor tenha cadastro para tal função.

Se você quer editar um artigo, basta abrir a página sobre o tema específico. As páginas com estrelas só podem ser alteradas por pessoas definidas. Caso a página esteja aberta para edição, você encontra na parte superior a palavra “editar”.

Irão aparecer uma série de orientações e normas que são importantes de serem seguidas. No momento em que você edita poderá ver a previsão de como o artigo ficará disponível.

Podemos confiar nos verbetes da Wikipédia

Da mesma forma que há as diferenciações dos usuários e/ou editores, há como saber se uma página é razoavelmente confiável na enciclopédia.

pessoas-trabalhando-e-fazendo-anotacoes
Como funciona a Wikipédia. Fonte: Freepik.

Você consegue ver se um artigo tem boa qualidade de acordo com alguns elementos visuais que aparecem nele, por exemplo, uma estrela na parte superior direita pode indicar que o artigo é de boa qualidade.  No geral, os artigos no site podem ser:

  • Estrelados: artigos bem redigidos, com alterações confiáveis. Bons artigos são eleitos pelos leitores, administradores ou burocratas;
  • Normais: não há estrelas no local indicado. São artigos medianos, que ainda não estão bons o suficiente para serem destaques;
  • Suspeitos: artigos que se encaixam nessa faixa podem trazer consigo um selo logo na parte superior de que precisam ser revisados e que suas informações não foram verificadas;
  • Bloqueados: são aqueles textos que não podem ser editados e escolhidos pelos administradores. Geralmente textos com teor político são assim classificados.

Os artigos bons são avaliados como tal a partir de uma série de critérios, tais como: ortografia, abrangência do conteúdo, confiabilidade das informações, imparcialidade do escritor, ilustrações apropriadas e a extensão do texto.

Informações erradas Wikipédia

Os textos contidos ali nem sempre vão ser 100% verificados e confiáveis, pelo contrário: você pode ter acesso a informações que ainda não foram avaliadas. Assim, você pode entrar em contato com informações erradas.

Algumas dessas informações são retiradas rapidamente, porém todos sabem que a plataforma já enfrentou altos e baixos para reverter efeitos de algumas informações constantes lá, seja sobre um movimento político ou sobre a vida de uma pessoa famosa.

Mas que atitude tomar diante disso? Você como leitor pode ir à página “informe um erro” e reportar algum problema sobre determinado texto, dialoga com os administradores sobre o que pode ser modificado. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.