Principais sinais que está na hora de limpar sua fossa?

0

A fossa é utilizada em áreas que não há um atendimento em rede de tratamento e coleta de esgoto.

Essa prática é comum em áreas da periferia das cidades ou zonas rurais que estão mais afastadas das zonas urbanas. Há ainda situações onde os proprietários não querem pagar as taxas de serviço cobradas pela prefeitura local.  

Porém, a fossa séptica exige muito cuidado para que seu funcionamento seja eficiente. Para que essa limpeza e manutenção seja feita de forma correta é necessário contratar uma empresa especializada, ou seja, uma desentupidora de fossa.

Pois somente ela possui capacidade para fazer o trabalho correto e sem riscos à saúde das pessoas e a integridade da fossa. 

Para isso é importante que os usuários saibam se a fossa já encheu e se já está na hora de realizar a devida limpeza. Portanto, leia este artigo e esteja preparado para acionar o serviço na hora correta. 

Existe tempo para realizar a limpeza da fossa séptica? 

Não existe um tempo pré-estabelecido para realizar essa limpeza, porém grande parte dos fabricantes e dos especialistas no assunto recomendam que o esvaziamento deve ser feito pelo menos uma vez no período de três anos. 

Mas é óbvio que isso também dependerá de outros fatores, como a quantidade de usuários do sistema de esgoto no imóvel e a capacidade da fossa. Quanto mais usuários houver, mais rápido ela encherá e mais rápido necessitará ser limpa e esvaziada.  

Em alguns casos pode ser necessário o esvaziamento a cada um ano, o ideal é obter informações direto com o fabricante da fossa.

A empresa especialista no serviço de limpeza também poderá dar as melhores orientações quanto a periodicidade da limpeza. 

Como saber se está na hora de esvaziar a fossa? 

Na maioria das situações, para saber se é necessário realizar a limpeza, deve-se fazer uma inspeção dentro da própria fossa. Em alguns casos, isso só poderá ser feito por uma empresa especializada nesse tipo de serviço. 

Realizar essa inspeção por conta própria não é seguro, pois há muitos gases tóxicos retidos dentro da estrutura. Se não for feito de maneira correta, esses gases podem envenenar e levar até a morte das pessoas.

Além disso, podem levar até uma explosão, caso sejam utilizados algum tipo de material inflamável. Por isso, pessoas não especializadas não devem se arriscar. 

Cada fossa possui o nível máximo recomendado para realizar a limpeza. Esse nível é informado pelo fabricante. 

Mas existem alguns sinais que podem ser uma indicação de que a fossa necessita ser esvaziada. Eles podem ser percebidos no dia a dia da rotina do imóvel. 

  • Geralmente quando a vazão de água no vaso sanitário e nas torneiras é restringida – isso pode significar que a fossa esteja cheia e a água passa lentamente pelo sistema; 
  • Barulho de algumas borbulhas quando o sistema é acionado – isso também pode representar que a fossa está cheia e o material desce com lentidão; 
  • Mau cheiro – se existe mau cheiro pelo quintal ou até mesmo pela casa, pode ser que haja problemas na fossa. Quando a fossa já está muito cheia, o odor costuma retornar pelos encanamentos de pias e ralos. Isso inclusive pode sinalizar que há um problema maior; 
  • Transborda material pela tampa – esse sinal é de extrema emergência, ele sinaliza que já ultrapassou o tempo da manutenção preventiva e a limpeza deve ser feita de forma imediata; 
  • Árvores próximas – a existência de árvores próximas à fossa pode ser danosa a sua estrutura, isso porque as suas raízes podem prejudicar o compartimento. Essas raízes causam danos materiais também a encanamentos externos. Por isso é importante que tenha uma ajuda de um profissional capaz de avaliar se há algum risco, antes que venha ocorrer algo de maneira efetiva; 
  • Aumento do fluxo de pessoas – se houver indicação que o número de pessoas utilizando o sistema será maior, o ideal é realizar uma limpeza e preparar o sistema para um número maior de usuários;  
  • Poças no quintal – se existem poças no quintal, mesmo quando não há chuvas, isso é um problema. O surgimento dessas poças pode significar que que há um problema no sistema de fossa; 
  • Se já tem mais de dois anos que não realiza a limpeza – nesse caso pode ser que já esteja perto de realizar uma nova limpeza. Para isso é preciso levar em consideração o tamanho da capacidade da fossa, o número de pessoas que a utilizam e a idade do sistema. 

Todas essas situações deixam claro que é necessário contratar o serviço de uma desentupidora especializada e realizar uma manutenção profissional e eficiente do sistema de esgoto da fossa.

É importante destacar que a recomendação dos especialistas no tema é que haja uma inspeção anual, porque somente uma empresa especializada pode fazer uma abertura segura da fossa e assim verificar, através de uma inspeção visual, como está o sistema e se já não é a hora de realizar o esvaziamento da fossa.