As melhores ideias para customizar suas roupas

0

Muitas vezes, se livrar de uma determinada roupa gera um arrependimento, mesmo que esteja “esquecida” no seu guarda-roupa. Para resolver esse problema, existe a customização de roupas, um conjunto de técnicas que permite que uma roupa seja personalizada e ganhe uma cara nova.

Normalmente, essas técnicas visam alterar detalhes ou fazer alguns ajustes para deixar aquela roupa esquecida mais estilosa. Além disso, roupas personalizadas podem atualizar seu guarda-roupa de acordo com as tendências da moda.

Se você pretende personalizar uma roupa, mas não sabe como fazer isso, leia este texto e conheça as melhores técnicas de customização.

Bordado de pedras

Uma boa forma de ajustar roupas é fazer um bordado com pedrarias. Isso torna a peça mais elegante e traz um grande charme para vários tipos de looks.

Ademais, o ato de bordar com pedrarias ajuda a relaxar, ou seja, isso pode se tornar um hobby muito interessante para o seu dia a dia.

É possível utilizar vários tipos de pedras para montar o seu bordado. Esse trabalho pode ser feito com pérolas, pedras coloridas, miçangas, entre outras coisas. O importante é aproveitar sua criatividade e atender ao seu gosto pessoal.

Bordado livre

O bordado livre é uma técnica muito usada para ajustar roupas. Por meio dessa técnica, é possível ilustrar a roupa com qualquer mensagem que lhe for agradável. Ou seja, você pode falar sobre si mesmo ou bordar alguma frase de efeito que combine com você.

Além das mensagens, o bordado pode ser usado na cobertura de manchas ou rasgos em alguma parte da roupa. Ou seja, o bordado livre é um bom modo de renovar uma peça prejudicada pelo tempo.

Se você está começando no mundo do bordado, procure escolher tecidos mais firmes, como algodão. Com isso, será possível fazer os seus primeiros pontos sem o risco de prejudicar a sua peça devido a um erro causado na dobra do tecido.

Renda na roupa

Apostar nas rendas é um modo muito prático e elegante de customizar uma roupa. Calças, saias, vestidos e blusas podem ser personalizados com essa técnica. Assim, essas peças ganham um retoque e se tornam ainda mais interessantes.

Uma boa renda para customização é a guipir, que é vendida em fitas ou como um tecido inteiro. É possível usar essa renda com cola para tecido ou simplesmente costurá-la na própria roupa.

A guipir pode ter uma ótima durabilidade em sua roupa, contudo, isso vai depender muito da forma que ela for aplicada no tecido.

Ponha apliques nos tecidos

O mercado oferece dois tipos de apliques para customização de roupas: termocolantes e costurados. Como o próprio nome já diz, os termocolantes têm uma cola que, ao receber o calor indireto do ferro de passar, se une ao tecido da roupa.

Para executar esse processo, é preciso colocar um pano para que o calor do ferro não queime a roupa.

Por sua vez, os apliques costurados precisam apenas de habilidades básicas para a costura manual. Ademais, também é possível usar esse tipo de aplique com uma máquina de costura.

Estampas com tintas

Estampar uma roupa com tinta é um excelente modo de customização. É possível fazer ilustrações usando tinta para tecido, o que deixa a roupa muito mais bonita. Ao estampar uma peça de roupa, é possível adaptá-la ao seu estilo e deixá-la com a sua cara.

Essa técnica de customização permite o uso de técnicas como aquarela, stencil e várias outras. Dessa forma, é possível criar uma verdadeira obra de arte exclusiva.  

Tie Dye

A técnica Tie Dye se parece muito com a técnica de tingimento. O objetivo do Tie Dye é misturar várias cores de tintas para tecido e criar um padrão 100% customizado.

Essa técnica pode ser feita de várias maneiras e ela traz muito estilo para as roupas personalizadas. Vestidos, saias e blusas são as melhores peças para esse tipo de técnica.

Cortes simples

Aplicar cortes simples em blusas, camisetas e agasalhos é um excelente modo de customizar uma roupa. Por meio dos cortes, é possível transformar um agasalho em um cropped em alguns minutos.

Além disso, também é possível fazer detalhes diferenciados na traseira de uma camiseta e modificar a gola de uma blusa.

No fim das contas, o que importa é ser criativo e fazer tudo com muita atenção para que os cortes não saiam errados.