Como criar uma estratégia de marketing digital

0

Suas campanhas de marketing digital são sustentadas por uma estratégia de campanha forte? Se você faz parte do grupo de empresas que ainda não possuem uma estratégia de marketing digital, provavelmente não verá o alto nível de sucesso que merece em suas atividades de publicidade.

Mas estamos aqui para ajudá-lo a dominar os fundamentos da concepção de uma estratégia de campanha de marketing forte, desde o planejamento inicial e criação de um roteiro até atingir cada marco a tempo de atingir seus objetivos finais.

Neste guia, discutimos:

  • O que é uma estratégia de campanha de marketing digital?
  • Quem precisa de uma estratégia de campanha de marketing digital?
  • Como criar uma estratégia de campanha de marketing digital.

O que é uma estratégia de campanha de marketing digital?

Sua estratégia de campanha de marketing digital é o plano geral para sua campanha. Deve considerar o seu público-alvo e incluir a sua abordagem, as ações que irá realizar e os seus objetivos. Essa estratégia precisa ser realista, alcançável e prática, com base em seu orçamento, recursos disponíveis e objetivos de negócios.

Uma boa campanha torna uma empresa memorável para seu público-alvo – mas você quer ser lembrado pelos motivos certos. É vital começar refletindo sobre seus objetivos e missão da empresa para que eles possam informar toda a sua estratégia de marketing antes de começar a chamar a atenção para o seu negócio com publicidade.

Quem precisa de uma estratégia de campanha de marketing digital?

Todo plano de negócios para executar uma campanha de marketing digital requer uma estratégia eficaz para garantir o sucesso da campanha. Afinal, estratégias e táticas práticas são vitais para o lançamento de campanhas de marketing de alto ROI. Antes de construir qualquer campanha de marketing, as empresas precisam ter uma base sólida de marketing.

Mesmo que você seja uma pequena empresa ou iniciante com prioridades conflitantes e muitas demandas de tempo, ainda é importante que você elabore um plano de campanha de marketing significativo antes de iniciar qualquer anúncio para sua empresa. Sem isso, você corre o risco de realizar campanhas sem brilho que não se destacam ou não convertem o público nos novos clientes de que sua empresa precisa para crescer.

Como criar uma estratégia de campanha de marketing digital

Analisar exemplos de sucesso nos negócios é uma ótima maneira de aprender sobre o que torna uma campanha de marketing digital eficaz. Mas como você coloca isso em prática para o seu negócio? A tarefa de projetar uma estratégia de marketing digital de sucesso pode ser realizada em 12 etapas fáceis de seguir.

  1. Escolha uma meta de campanha;
  2. Escolha quais KPIs medir;
  3. Defina um orçamento de campanha;
  4. Revise suas campanhas anteriores de marketing digital;
  5. Analise as campanhas de marketing digital de seus concorrentes;
  6. Defina seu público-alvo;
  7. Decida uma mensagem de campanha;
  8. Escolha o meio certo;
  9. Escolha as melhores redes;
  10. Converta Seu Tráfego;
  11. Avalie seus resultados;
  12. Volte para a Etapa 1.

Etapa 1: Escolha uma meta de campanha

As estratégias de marketing bem-sucedidas começam com um objetivo claro. É impossível alcançar o sucesso se você não tiver definido o que o sucesso significa para você. Você deseja aumentar as conversões ou deseja atingir o primeiro lugar no Google por uma palavra-chave altamente competitiva, mas lucrativa? As possibilidades de metas de marketing digital são quase ilimitadas, mas as metas geralmente se dividem em conhecimento da marca, conversões, geração de leads ou seguidores de mídia social.

Pense cuidadosamente sobre seus objetivos de negócios e priorize as metas de marketing digital que suportam seu plano de negócios mais amplo. É um exercício infrutífero investir seu tempo e recursos para aumentar seu alcance nas redes sociais no Facebook quando seus clientes estão no Twitter. É uma boa ideia limitar as metas a uma ou duas por campanha. Se você tentar alcançar muitos resultados diferentes de uma só vez, sua campanha perderá o foco e os resultados potenciais serão reduzidos.

Etapa 2: Escolha quais KPIs medir

Depois de estabelecer as metas da campanha, você precisa selecionar uma maneira apropriada de monitorar seu progresso e medir o sucesso. Como você saberá quando alcançou seu objetivo? Medir a eficácia das campanhas digitais é parte integrante do marketing envolvente, estimulante e eficiente.

KPIs (indicadores-chave de desempenho) de marketing digital são métricas quantificáveis ​​que se alinham com seus objetivos. Os KPIs podem ser específicos do canal ou estar relacionados aos seus objetivos de negócios mais amplos. Exemplos de KPIs de marketing digital úteis incluem tráfego de uma fonte específica, custo por lead, retorno de visitantes, taxa de cliques e taxa de conversão online. Quaisquer que sejam os KPIs que você escolher, eles devem ser específicos e mensuráveis ​​para permitir que você monitore o sucesso de sua campanha.

Etapa 3: Defina um orçamento de campanha

Os gastos com marketing digital aumentam ano após ano, com sites e perfis de mídia social se tornando cada vez mais importantes – se não definitivos – fontes de leads e receitas para a maioria das empresas. De acordo com o relatório Visão 20/20 do Digital Marketing Institute, 95% das organizações analisadas aumentaram seu orçamento de marketing digital nos últimos anos, e 9 em cada 10 profissionais de marketing esperam que seu orçamento aumente novamente no próximo ano.

O marketing digital é vital para qualquer negócio e você deve alocar fundos suficientes para atingir seus objetivos. No entanto, é importante ser realista quanto ao orçamento que você tem. Não se esqueça de que nem todo marketing digital é criado da mesma forma quando se trata de orçamento. A publicidade PPC (pay per click) pode chegar aos milhares por mês se você tiver como alvo palavras-chave altamente competitivas, enquanto uma campanha inteligente de mídia social pode oferecer um ótimo ROI a um custo relativamente baixo.

A boa notícia é que o marketing digital costuma ser muito mais econômico do que o marketing tradicional, então seu orçamento deve ir mais longe se você planejar cuidadosamente. Existem muitos modelos de planejamento de orçamento gratuitos disponíveis online.

Etapa 4: analise suas campanhas anteriores de marketing digital

Rever as atividades de marketing anteriores é uma das melhores maneiras de começar a planejar campanhas futuras. A análise de sucessos e fracassos permitirá que você economize orçamento, cortando as estratégias de marketing que não estão gerando um ROI, e você pode reinvestir esses fundos nas atividades que tiveram sucesso. 

No entanto, não é suficiente simplesmente identificar a campanha que teve ou não um bom desempenho; você precisa descobrir o porquê. Se você não atingiu seus objetivos por causa de um momento infeliz ou de uma execução ruim da campanha, pode valer a pena revisitar a ideia, abordar quaisquer pontos fracos e veicular a campanha novamente.

As empresas maiores que executam novas campanhas a cada três a seis meses, por exemplo, podem achar que é difícil registrar todas as métricas de todas as campanhas. Em vez disso, escolha um período que deseja analisar – talvez quando você viu um aumento nos leads e nas conversões – e analise o impacto de suas campanhas usando o Google Analytics. Pode ser útil revisar um tempo que se alinha com sua campanha planejada, como revisar as estatísticas para o primeiro trimestre de 2020 ao planejar suas campanhas para o primeiro trimestre de 2021.

Etapa 5: Analise as campanhas de marketing digital de seus concorrentes

A análise da concorrência ajuda a identificar tópicos de tendência, canais populares e estratégias de marketing eficazes em seu setor. Também ajuda a comparar sua marca com a de seus concorrentes, permitindo que você determine onde está se destacando e onde poderia se sair melhor, e se há oportunidades de superar o concorrente. Saber disso o ajudará a projetar uma estratégia eficaz.

Primeiro, identifique as métricas que deseja comparar. Podem ser o crescimento do público, seguidores nas redes sociais ou envolvimento com o conteúdo. Em seguida, escolha quais canais de marketing analisar. O Twitter e o Instagram são os mais populares em sua empresa ou você deveria se concentrar mais no tráfego de e-mail e site? 

Ao selecionar concorrentes, considere o sucesso deles, a semelhança entre a oferta deles e a sua e a reputação deles como influenciador do setor. Fique de olho nas marcas aspiracionais que podem ainda não estar no seu radar como um concorrente realista, mas têm potencial para se tornar um.

Ao investigar seus concorrentes, você não terá acesso a dados de back-end, como tráfego e conversões, mas certamente pode colher insights como quantos seguidores eles têm nas redes sociais e quão bem os seguidores estão se envolvendo com suas atualizações. 

Coloque-se no lugar do seu cliente ideal: o que eles achariam da campanha de email marketing do seu concorrente, por exemplo? É eficaz? Por quê? É muito agressivo ou não é suficientemente agressivo? Use esses dados para criar um relatório de suas descobertas e destacar o desempenho de sua marca em termos de seus objetivos e KPIs acordados – juntamente com a forma como pode fazer melhor.

Etapa 6: Defina seu público-alvo

Uma das etapas mais importantes na concepção de uma estratégia de marketing digital de sucesso é definir seu público-alvo. Este é o grupo de pessoas com maior probabilidade de se interessar pelos serviços ou produtos da sua empresa. A análise de público-alvo permite identificar as características, necessidades e preferências desses indivíduos, o que permite criar buyer personas e planejar campanhas de marketing eficazes.

Comece definindo seu produto ou serviço – que problemas você resolve para clientes ou clientes? Você é Business to Business (B2B) ou Business to Consumer (B2C)? Existem várias ferramentas à sua disposição que permitem identificar as semelhanças entre as pessoas que responderam positivamente à sua marca.

O Google Analytics e a maioria dos canais de mídia social fornecem informações sobre as pessoas que interagem com sua empresa. No Google Analytics, configure os relatórios demográficos e vá para os segmentos no mercado, que categorizam os visitantes em seções com base em seu comportamento de pesquisa. Isso permite que você identifique exatamente o que eles estão procurando, determine se isso se alinha com sua percepção de seu negócio e faça alterações em seu conteúdo e estratégia abrangente com base em seus insights.

Etapa 7: Decida uma mensagem de campanha

Os materiais de propaganda de sua campanha devem conter mensagens estratégicas com um propósito definido e destinadas a atrair seu público-alvo e levá-lo à ação.

Você deve ter um plano de mensagens claro para sua campanha que cubra conteúdo acima da linha, publicidade online e mensagens de valor. Lembre-se de que a consistência é a chave; você pode precisar adaptar a execução para se adequar a cada canal, mas o tom e o propósito de sua mensagem devem permanecer os mesmos.

Etapa 8: Escolha o meio certo

Depois de definir seu público-alvo e decidir sobre uma mensagem, você poderá escolher o meio certo para o seu conteúdo. Não tente alcançar tudo com uma campanha. Em vez disso, use suas buyer personas e pesquisas de concorrentes para identificar os meios mais populares para seu público-alvo. 

Considere o que seus clientes respondem melhor, sejam e-mails, anúncios gráficos ou conteúdo de mídia social. Você não quer perder horas elaborando a peça perfeita de conteúdo longo se as pessoas com maior probabilidade de comprar de você estiverem muito mais interessadas em assistir a um vídeo breve e direto.

Você também deve pensar sobre o conteúdo e o objetivo de sua campanha. Se sua mensagem for altamente personalizada, ou se você tiver vários segmentos de usuários, cada um atrás de uma coisa diferente, uma campanha de email marketing seria muito mais eficaz do que uma postagem em mídia social voltada para as massas.

Etapa 9: Escolha as melhores redes

Quando se trata de escolher as melhores redes para sua campanha, o ditado “encontre seu público onde ele está” é válido. Durante a pesquisa de concorrentes e de público, você notou que algumas redes são mais populares entre seus compradores do que outras. Você poderia criar a campanha publicitária mais incrível do Facebook, mas ela não será ouvida se o seu público-alvo amar nada mais do que enviar selfies para o Instagram ou cair na toca do coelho do YouTube.

O Buzzsumo é uma ótima ferramenta para obter insights sobre que tipo de conteúdo está se tornando popular em sua indústria e onde esse conteúdo está sendo compartilhado. Tente pesquisar os tópicos populares atuais em seu setor e ver quais canais estão gerando mais engajamento.

Etapa 10: converta seu tráfego

Então você fez tudo certo: você pesquisou seu público-alvo, analisou as atividades de seu concorrente e entregou sua campanha através das redes mais adequadas. Você está começando a ver resultados – ótimo! – com mais tráfego em seu site. E agora? O que você deve fazer com todos esses adoráveis ​​picos e tendências de crescimento no Google Analytics?

Não adianta fazer muitas pessoas visitarem seu site se elas saltarem imediatamente e forem para um concorrente. As conversões são o que conta. Uma “conversão” é uma ação desejada, seja fazer uma compra, baixar um e-book ou reservar uma consulta gratuita.

Para converter seu tráfego, você precisa ter certeza de que seu Ponto de Venda Unico (USP) – a coisa especial que diz aos usuários por que eles devem escolher você e não outra pessoa – está claro. Cada parte da cópia, desde a cópia da página do seu produto ou serviço até as postagens do seu blog, deve ser fácil de ler e estar de acordo com as expectativas do visitante. 

O texto da web de alta conversão é fácil de ler, usa muito espaço em branco, inclui críticas e depoimentos positivos e é generosamente salpicado de frases de chamariz, que não deixam dúvidas na mente do visitante sobre qual passo você deseja que ele dê. 

Etapa 11: Avalie seus resultados

Executar uma campanha – não importa o quão bem-sucedida – é inútil se você não dedicar tempo para verificar como ela funcionou bem. Uma análise pós-campanha abrangente (PCA) permite que você avalie o que funcionou bem, o que pode valer a pena repetir e onde a campanha não funcionou conforme planejado. 

Isso é importante para determinar o ROI de sua campanha e ajudá-lo a planejar atividades futuras de marketing digital – lembra que a etapa quatro é revisar suas campanhas anteriores? Medir os resultados de sua campanha também desenvolverá continuamente sua compreensão do público-alvo, do mercado e das tendências atuais da indústria.

Primeiro, analise as metas da campanha e os KPIs que você definiu nas etapas um e dois. Isso foi alcançado no prazo acordado para a campanha? É útil obter uma visão geral antes de detalhar os resultados em um nível mais granular. Reveja cada rede e meio usado – talvez alguns tenham melhor desempenho do que outros; talvez o vencedor absoluto não seja o que você esperava! As conversões aumentaram durante o período de sua campanha e, em caso afirmativo, você pode atribuir isso aos seus esforços de marketing?

Dê uma olhada em seus dados do Google Analytics e analise métricas como o tráfego geral do site, visitantes novos versus recorrentes, tráfego por origem, número de sessões e duração média da sessão. O tráfego aumentou significativamente, mas suas taxas de rejeição atingiram o teto? Compare isso com sua taxa de conversão – uma taxa de rejeição alta e uma taxa de conversão baixa indicam que os visitantes não encontraram o conteúdo que esperavam e que não permaneceram para encontrar o que procuravam. 

Da mesma forma, se você segmentou o Twitter e o Facebook, mas todo o seu tráfego social veio do Twitter, você pode mergulhar fundo em suas métricas do Facebook para ver por que isso aconteceu. Passe bastante tempo durante esta etapa – você reunirá informações valiosas para informar sua próxima campanha.

Etapa 12: volte para a etapa 1

Depois de concluir este ciclo uma vez, você terá uma boa compreensão de como criar uma campanha de marketing e medir seu sucesso.

Agora é hora de reunir tudo o que você aprendeu sobre o processo, seu público e o mercado e começar a planejar sua próxima campanha!