Plano rigger: quais serviços devem ter esse projeto?

0

O planejamento rigging é imprescindível para alguns serviços que envolvem o transporte e movimentação de cargas pesadas. Muitos acreditam que realizá-lo é algo opcional, que vai de acordo com a vontade de cada um.

Na realidade não é. Segundo a NR 12, no Anexo XII, a elaboração e implementação do plano Rigger é obrigatória para todas as atividades que utilizem guindastes e guindautos. 

No item 18.14.24.17 da norma regulamentadora NR 18, também há um item específico preconizando a obrigatoriedade da elaboração desse estudo de carga para movimentações com guindastes de torre (gruas). 

É uma medida de segurança que prevê e minimiza as chances de acidentes com esses equipamentos de alta performance.

Isso porque, cerca de 22% dos acidentes registrados em indústrias são com içamento de cargas, os casos mais frequentes são tombamentos do guindaste e quedas de cargas.

É uma atividade de alto risco, dado que movimentam cargas de alto peso em alturas diversas. Alguns dos acidentes mais comuns nessa situação são o tombamento da máquina e queda da carga.

São situações que colocam até mesmo a vida das pessoas em risco. O plano de rigger, então, é obrigatório para algumas atividades e deve ser feito por profissionais extremamente qualificados para garantir a segurança da atividade.

Mas afinal, o que é esse plano? É isso que veremos ao longo deste conteúdo. Acompanhe para entender quais atividades precisam desse planejamento, quais profissionais podem realizá-lo, entre outras informações importantes. 

O que é plano rigger?

Plano rigger é um estudo que viabiliza a realização de atividades de içamento de cargas. Basicamente, é uma avaliação para entender se o serviço pode ser feito ou não.

Para isso, há uma análise sobre a carga, os equipamentos disponíveis, as condições de solo, ação do vento, melhores acessórios a serem utilizados, entre outros “detalhes”. 

Outro ponto importante, é que este estudo indica possíveis adequações na área – se houver necessidade. Isso significa que os profissionais estudam se o solo pode receber determinada atividade ou não. 

Afinal, a máquina e carga podem ser muito pesadas para a região ou até mesmo se o serviço for realizado dentro de uma indústria, por exemplo, é possível que o layout das máquinas tenha que ser alterado.

Por fim, o projeto também indica qual é o guindaste ou guindauto ideal para cada operação – já que existem diversos no mercado e cada um é mais indicado para determinados tipos de serviços.

O objetivo dessa análise tão aprofundada é identificar se a atividade pode ser realizada com segurança e quais as melhores formas de colocá-la em prática.

Com isso, é possível diminuir as possibilidades de acidentes com a carga, equipamento e pessoas envolvidas no serviço.

Quem pode realizar um planejamento rigger

Lembrando: todo e qualquer serviço realizado por guindastes e guindautos devem ter um plano rigger. É obrigatório! Para realizar esse estudo é preciso contar com apoio de profissionais capacitados.

É uma atividade de responsabilidade, então não pode ser feita por qualquer pessoa. Desta forma, apenas engenheiros e técnicas que apresentem o CREA (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia) ativo podem gerar esse estudo.

Contudo, para que um Plano de Rigging tenha validade, o profissional deve emitir a cada planejamento uma ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), conforme determina a Lei nº 6.496/1977.

O profissional que realiza esse estudo é chamado de rigger. Ele fará uma visita técnica até o local em que a atividade será realizada e depois fará um levantamento de dados sobre a área, carga e equipamentos, consolidando a operação ou não.

Uma carga pode precisar de um guindaste que suporte 200 vezes mais do que o seu peso.

Então, todos os detalhes e números são analisados com calma. Muitos guindautos acabam tombando ao não suportarem a carga ou estarem em locais inapropriados para a atividade.

Onde encontrar esses profissionais? Existem várias prestadoras de serviços que oferecem o planejamento rigger. Mas também há outra opção bastante vantajosa. 

Diversas empresas que alugam guindastes e guindautos também oferecem esse plano. São boas opções para resolver tudo em um só lugar: locar o equipamento, profissionais capacitados e o estudo no mesmo local.

Procure uma de confiança na sua região, pesquise referências e indicações para ter certeza de que é uma boa opção para seus serviços. Não deixe esse passo de lado! É a segurança da atividade e pessoas relacionadas que está envolvido. 

Qualquer acidente pode causar diversos transtornos.